quarta-feira, junho 25, 2008

O papel do voto em branco na Democracia Portuguesa...


Eu sou um firme adepto do voto em branco quando estou descontente e não me revejo em nenhum dos candidatos a uma eleição. Só não desenho lá o invicto Galo de Barcelos porque o voto seria anulado. Mas o resultado final é o mesmo. Votar em branco é apenas um exercício de estilo.


Enquanto a Constituição não consignar que a maioria de votos em branco numa eleição legislativa significa que os eleitores estao descontentes e que o resultado das eleições não pode ser considerado válido, dando poder ao Presidente da República para mandar repetir as eleições, não vamos a lado nenhum, e a abstenção subirá em flecha devido ao desânimo dos Portugueses.

Por isso preparei esta petição para lançar a discussão sobre este tema e atiçar os ânimos:

Está aqui!

Se acharem que eu tenho razão, assinem, a Democracia agradece! Talvez o calibre dos que nos governam melhore...

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente!
Aliás esta é uma das provas que os nossos políticos se governam a eles próprios e não ao povo! O nosso sistema não é uma democracia, é uma oligarquia!!!
A minha assinatura já lá está!

Anónimo disse...

Estava-me a esquecer de outro pormenor: como é que um partido com, por exemplo, 40% dos votos elege a totalidade do governo?!
Isto não é democracia! Não foi esta a vontade do povo! Numa verdadeira democracia, nesta situação, esse mesmo partido teria 40% do governo!
Nos países nórdicos vigora este sistema. Mas enfim, são países tão atrasados, coitados...

zero disse...

Boas,
Há mais uma questão que gostaria de colocar, acima de todas as questões de votação, legislação, enfim, tudo o que conhecemos.
Será a Democracia um bom sistema?
Já vimos por experiência que a Monarquia e a Ditadura não funcionam, por variadas razões.
E posso vos dar inumeras razões porque a Democracia também não funciona.
Mas para isso peço-vos que consultem o meu blog, aí terão muita informação sobre isto que vos digo.
www.humanocracia.blogspot.com

João Correia

Joaquim Ferreira disse...

Creio que poderíamos melhorar a democracia. Para isso, é necessário obrigar os políticos a alterar a lei eleitoral no sentido que se consiga dar voz ao VOTO EM BRANCO. Sugiro que escrevam no GOOGLE: ferreirablog VOTO EM BRANCO NUMA DEMOCRACIA AVANÇADA". proponho que leiam, de forma crítica, o texto e as suas propostas e, claro, que comentem... Juntos... Vamos mudar o mapa dos PARTIDOS. Depois, apostarermos em quem merece!