
Olá...
Já há algum tempo que nada publicava, pois uma pessoa só deve abrir a boca quando tem algo para sair, senão podem entrar as moscas e é o demónio...
Finalmente por razões que se prendem com os meus entretenimentos tive de reaprender o que era a declinação magnética (diferença de posição angular entre o Norte geográfico e o Norte magnético (os gajos do Norte sempre tiveram várias facções...), coisa para a qual eu estava sensibilizado ( andei na escola, pois foi...e nesse tempo ensinavam-nos essas coisas) mas cujos pormenores já havia esquecido.
Nos finais dos anos 60 simplificava-se e dizia-se que esta era de 10º (W). Agora é de apenas 4º5' (W). Varia de 0.8' por ano.
E termos comuns isto significa que se um tipo agarrar numa bússola (bom, sem estar ao pé do carro, carago) e apontar o norte, enganou-se por 4º5' e terá de os contar no sentido dos ponteiros do relógio para obter o Norte geográfico (o berdadeiro!)
Inversamente se for o Sul que procura andará ao contrário, contra os sentido dos ponteiros do relógio para obter o Sul geográfico (os do Norte sempre andaram a revês dos do Sul, que são os Mouros, sabiam, e estãoe em extremos opostos, donde o que é a direita para uns é a esquerda para os outros e bice-bersa, é tudo uma questão de ponto de vista...)
Para obter referências tive de ir aos sites Franceses/Canadianos, porque quando se procura algo de científico é lá mesmo e como se trata do Norte/Sul cá do burgo o melhor é ir procurar informação isenta...
Bá, dibirtam-se...